GoiásNotícias

Goiás registra queda da criminalidade pelo sétimo ano consecutivo e atinge menores índices

Balanço da Secretaria de Segurança Pública aponta redução expressiva em crimes contra a vida, roubos e furtos entre 2018 e 2025; governador Ronaldo Caiado atribui resultados à integração das forças policiais e investimentos contínuos

Ronaldo Caiado destaca os avanços da segurança pública em Goiás após sete anos consecutivos de queda nos índices criminais.

 

Pelo sétimo ano consecutivo, o estado de Goiás registrou queda nos principais índices de criminalidade. Os dados foram apresentados nesta segunda-feira (19), no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, durante balanço oficial da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO). Na ocasião, o governador Ronaldo Caiado destacou a eficiência das forças de segurança pública e o impacto das políticas adotadas desde 2018.

“Hoje, Goiás chegou a um ponto de sofisticação máxima no combate a cada um dos crimes, trazendo-os a patamares mínimos de incidência”, afirmou Caiado. Segundo o levantamento, que compara os anos de 2018 a 2025, houve redução contínua e sustentada em diversos tipos de roubos, com destaque para roubo de carga (-97%), roubo de veículos (-95%), roubo a transeunte (-92%) e roubo em comércio (-91%). O chamado “Novo Cangaço”, modalidade de roubo a instituições financeiras, não teve nenhum registro nos últimos anos, representando queda de 100%.

Os crimes contra a vida também apresentaram recuo significativo no período analisado. O latrocínio caiu 82%, o homicídio doloso teve redução de 62%, a lesão seguida de morte diminuiu 54% e as tentativas de homicídio recuaram 28%. De acordo com o relatório, 109 municípios goianos não registraram nenhum homicídio consumado ao longo do ano passado.

Na área de furtos, os índices também foram positivos, com queda de 71% nos furtos de veículos, 52% em residências e 39% em propriedades rurais. Os casos de estupro apresentaram redução de 8%. Para o governador, os números confirmam a efetividade das ações adotadas. “Quando eu disse que bandido não se cria em Goiás, está aí a realidade. Essa radiografia explicita tudo. Nós devolvemos Goiás aos goianos”, afirmou.

O vice-governador Daniel Vilela destacou que os avanços são resultado de investimentos em infraestrutura, equipamentos e qualificação das forças policiais. Ele anunciou ainda o lançamento de um novo sistema de inteligência artificial para reforçar o combate ao crime. “Na próxima semana, vamos lançar um sistema que dará ainda mais eficiência à manutenção da queda dos índices de criminalidade”, adiantou.

O secretário de Segurança Pública, Renato Brum, reforçou que o trabalho é contínuo e baseado em integração e inteligência. “São reduções expressivas, fruto de muito trabalho, investimento, controle do tráfico e da presença constante do governador à frente da segurança pública”, pontuou.

Outro recorte do levantamento, que compara os anos de 2024 e 2025, também aponta queda em todos os principais indicadores, incluindo roubo de carga (-48%), roubo a transeunte (-34%), homicídio doloso (-16%) e estupro (-6%).

Durante a apresentação, os comandantes das forças de segurança detalharam os resultados de 2025. A Polícia Militar registrou média diária de 21 foragidos recapturados e 10 armas de fogo apreendidas, além da retirada de 54 toneladas de drogas de circulação. Já a Polícia Civil realizou 7.942 operações, um aumento de 9% em relação ao ano anterior, e alcançou índice de 92% de elucidação dos homicídios, além de reativar a Divisão de Operações Aéreas após mais de uma década.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo