CidadesGoiásNotícias

Obras do Autódromo de Goiânia chegam a 84% e preparam pista para receber MotoGP

Reforma e modernização do Autódromo Internacional Ayrton Senna entram na reta final para sediar o Grande Prêmio do Brasil de MotoGP em março

Obras no Autódromo Internacional de Goiânia avançam e preparam o circuito para receber o MotoGP e eventos internacionais.

As obras de reforma, ampliação e modernização do Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna atingiram 84% de execução e entram na fase final. O espaço está sendo preparado pelo Governo de Goiás para receber grandes eventos internacionais, como o Grande Prêmio do Brasil de MotoGP, programado para os dias 20, 21 e 22 de março deste ano.

Os trabalhos são realizados em parceria entre a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e envolvem um amplo conjunto de intervenções estruturais e técnicas para adequação do complexo aos padrões internacionais de competições de alto nível.

Entre as obras civis conduzidas pela Goinfra estão a reconstrução e ampliação do paddock, área onde ficam os boxes das equipes, além da modernização das arquibancadas, camarotes e sala de imprensa. Também estão sendo construídas uma nova torre de controle e um centro médico, além da reforma do setor administrativo, blocos de apoio e depósitos de materiais, resíduos e óleo. As melhorias visam garantir mais conforto, segurança e funcionalidade para público, competidores e profissionais envolvidos nos eventos.

“O Autódromo de Goiânia será resgatado e entregue com uma estrutura moderna, oferecendo uma pista veloz e de alto nível. Será um espaço à altura das grandes competições nacionais e internacionais”, afirmou o governador Ronaldo Caiado.

A pista principal, com 3.825 metros de extensão, já foi totalmente reconstruída e está 100% pavimentada. A obra incluiu a aplicação de uma camada de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), que garante resistência e uniformidade ao pavimento, seguida pela aplicação de SMA (stone matrix asphalt), tecnologia de alto desempenho utilizada em autódromos de referência, como Interlagos, proporcionando maior aderência, durabilidade e redução de ruídos.

Segundo o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rudson Guerra, o projeto avança dentro das exigências das federações internacionais. “Estamos em contato permanente com as entidades de motociclismo e automobilismo. Goiás terá o único autódromo do Brasil com homologação máxima para as duas modalidades”, destacou.

As equipes trabalham agora na pavimentação final e na implantação de gradis nas duas pistas auxiliares, que somam cerca de sete quilômetros e formam os anéis interno e externo do circuito principal. Também foram reestruturadas as áreas de escape, instaladas novas zebras e implantado um novo viaduto sobre o circuito, criando um acesso adicional pela Avenida Autódromo Ayrton Senna.

A etapa final das obras prevê a instalação de sistemas eletrônicos especiais, incluindo circuitos de televisão, comunicação, painéis eletrônicos e redes de fibra óptica e dados, fundamentais para o controle e a transmissão das competições.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo