Economia de Goiás registra terceiro maior crescimento do país no acumulado de 2025
Crescimento acumulado chegou a 6%
Dados do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), divulgados pelo Banco Central e analisados pelo Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Política Econômica (IMB), revelam que Goiás foi o terceiro estado com maior expansão econômica no período de janeiro a maio de 2025. O crescimento acumulado chegou a 6%, superando a média nacional, que ficou em 3,4%.
No acumulado dos últimos 12 meses, o estado registrou alta de 4,4%, desempenho superior ao do Brasil, que avançou 4% no mesmo indicador. Já na comparação interanual, entre maio de 2025 e o mesmo mês de 2024, Goiás teve crescimento de 2,4%, enquanto o país registrou 3,2%.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribui o desempenho positivo aos investimentos estratégicos e ao fortalecimento de setores em expansão. “Esse cenário reflete diretamente na geração de emprego e renda para a população goiana”, afirmou.
Sobre o IBCR
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), calculado mensalmente pelo Banco Central, permite um acompanhamento mais frequente da evolução econômica em comparação ao Produto Interno Bruto (PIB), divulgado trimestralmente. O indicador utiliza dados de pesquisas como a Industrial Anual (PIA), a Anual de Serviços (PAS) e a Produção Agrícola Municipal (PAM), entre outras fontes oficiais.