Após críticas de Zezé Di Camargo, presidente do SBT se pronuncia em carta aberta
Em carta aberta, Daniela Abravanel Beyruti afirma que o SBT News terá atuação imparcial, sem alinhamento político, após críticas envolvendo o lançamento do canal

O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) realizou, na última sexta-feira (12), um evento para o lançamento do SBT News, novo canal de notícias do grupo. A cerimônia contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Alexandre de Moraes, entre outras autoridades.
O lançamento ocorreu no mesmo dia em que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a retirada de sanções impostas a Alexandre de Moraes e à esposa do magistrado com base na Lei Magnitsky, fato que ampliou a repercussão do evento nas redes sociais e em veículos de comunicação.
Durante a solenidade, tanto o presidente Lula quanto o ministro Alexandre de Moraes discursaram e abordaram temas institucionais. Pouco depois, o assunto passou a dominar debates na internet, com manifestações favoráveis e críticas à presença das autoridades no lançamento do canal.
Nas redes sociais, internautas resgataram vídeos antigos do fundador do SBT, Silvio Santos, em que ele faz críticas ao sistema comunista. Em contrapartida, outras publicações destacaram registros fotográficos e audiovisuais em que Silvio Santos aparece ao lado de diferentes presidentes da República ao longo dos anos, como Jair Bolsonaro, Michel Temer e Fernando Henrique Cardoso, reforçando a relação institucional mantida pela emissora com diversos governos.
A polêmica ganhou novos desdobramentos na manhã desta segunda-feira (15), quando o cantor Zezé Di Camargo divulgou um vídeo nas redes sociais afirmando que seria grato caso um especial de Natal gravado por ele para o SBT não fosse exibido. Segundo o artista, a decisão estaria relacionada à aproximação da emissora com o governo federal.
Ainda nesta segunda-feira, a CEO do SBT, Daniela Abravanel, filha de Silvio Santos, divulgou uma carta aberta após reunião com a alta cúpula da emissora. No texto, sem citar nomes, ela reforçou que o SBT News terá como diretriz um “jornalismo confiável, sem partido, sem lado”, e convidou o público a acompanhar a programação para conhecer a proposta editorial do novo canal.




