
A Justiça Federal concedeu habeas corpus aos investigados da Operação Narco Fluxo, na manhã desta quinta-feira (23), o que deve resultar na soltura do influenciador Raphael Sousa Oliveira, responsável pelo perfil “Choquei”. A decisão foi proferida pelo ministro Messod Azulay Neto.
Ao analisar o caso, o relator apontou “flagrante ilegalidade” na decisão anterior que havia determinado a prisão temporária dos investigados. Segundo ele, a própria representação policial previa prazo de cinco dias para a medida, o que não teria sido observado pela decisão da 5ª Vara Federal de Santos.
“Assiste razão à defesa, devendo a medida extrema ser restringida ao período por ela requerido”, destacou o magistrado ao fundamentar a concessão do habeas corpus.
Além de Raphael, também foram beneficiados pela decisão os cantores MC Ryan SP e MC Poze do Rodo, que haviam sido presos no âmbito da mesma operação. O influenciador Chrys Dias também figura entre os alvos da investigação.
A Operação Narco Fluxo foi deflagrada pela Polícia Federal e apura a atuação de um grupo suspeito de movimentar mais de R$ 1,6 bilhão por meio de lavagem de dinheiro. Segundo as investigações, a organização utilizava empresas de fachada, terceiros e até transações com criptoativos para ocultar a origem dos valores.
Ainda conforme a apuração, o esquema envolvia movimentações financeiras no Brasil e no exterior, além do transporte de grandes quantias em dinheiro em espécie.
Raphael Sousa Oliveira havia sido preso no último dia 15 de abril. Com a nova decisão judicial, ele deve ser colocado em liberdade, enquanto o caso segue em investigação.



