O Governo de Goiás iniciou uma série de parcerias com prefeituras para ampliar o acesso de estudantes e professores das redes municipais às Escolas do Futuro (EFGs), unidades especializadas no ensino de tecnologia e empreendedorismo inovador. Com mais de 12 mil m² e R$ 20 milhões investidos em cada estrutura, as EFGs oferecem cursos gratuitos para preparar jovens para o mercado tecnológico e, agora, também vão capacitar educadores.
A primeira parceria foi firmada com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Alunos, professores e servidores da rede municipal terão acesso a cursos, oficinas e formações nas áreas de tecnologia, inovação, leitura e criatividade. Nesta semana, mais de 90 diretores escolares participaram da primeira capacitação na EFG Luiz Rassi, onde conheceram laboratórios e metodologias pedagógicas inovadoras.
Os gestores vivenciaram atividades práticas, como montagem e programação de robôs no laboratório de robótica, projetos com Arduino e sensores no espaço STEAM, além de conhecerem o I9 Lab, com impressoras 3D, realidade virtual e corte a laser. Também foram apresentados laboratórios de automação, eletrônica e informática.
Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, a meta é expandir a iniciativa para Goiânia, Mineiros, Valparaíso de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Catalão. “Queremos capacitar professores e alunos com técnicas inovadoras e incentivo à robótica e tecnologia. Este é só o começo”, afirmou.
A secretária municipal de Educação, Núbia Farias, considerou a experiência um divisor de águas. “É como estar em outro país. A parceria vai abrir caminhos para nossos alunos, com formações gratuitas e profissionais qualificados.”
Para Alethéia Ferreira da Cruz, da UFG, o impacto será direto no aprendizado. “Um professor encantado pelo que ensina consegue engajar e reter o estudante na escola.”