Eduardo Marques
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, impedir Pablo Marçal (PRTB) de participar de debates eleitorais. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (20). O candidato à Presidência também não poderá acessar recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) nem do Fundo Partidário. Fica vetado ainda o uso do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, bem como de praticar os demais atos de propaganda eleitoral.
O pedido partiu do vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Espinosa Bravo Barbosa. Ele argumentou haver risco de uso de dinheiro público em benefício de uma candidatura já apontada como inelegível pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).
A medida é cautelar. Vale até o TSE julgar em definitivo o pedido de registro de candidatura de Marçal. O PRTB protocolou o pedido no último sábado (15). Antes disso, uma liminar autorizou a filiação retroativa do candidato ao partido — passo necessário para cumprir o prazo mínimo de seis meses exigido por lei.
O principal obstáculo é uma condenação do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Ela tornou Marçal inelegível por oito anos, até outubro de 2032. O motivo foi o uso indevido de redes sociais na campanha municipal de 2024, em São Paulo. A decisão também impôs multa de R$ 420 mil por descumprimento de ordem judicial.
Marçal não é estreante na política. Ele se lançou como coach e influenciador digital antes de migrar para a disputa eleitoral. Em 2024, concorreu à Prefeitura de São Paulo pelo PRTB e chegou a figurar entre os favoritos nas pesquisas, surfando no discurso antissistema e no forte engajamento nas redes sociais. A campanha, porém, foi marcada por polêmicas, incluindo o episódio em que foi agredido com uma cadeira pelo candidato José Luiz Datena durante um debate na TV Cultura.
Marçal ficou fora do segundo turno paulistano. Agora, tenta o salto para a disputa presidencial, mas esbarra na inelegibilidade e nas restrições impostas pela Justiça Eleitoral.
O julgamento definitivo sobre o registro de sua candidatura deve ocorrer em setembro.



