Política

Alego retoma votações nesta terça sob pressão da disputa pelo comando da Casa

Comissão de Constituição e Justiça e plenário têm reuniões marcadas para esta tarde, enquanto deputados articulam a sucessão de Bruno Peixoto e buscam espaço na próxima legislatura.

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) inicia esta terça-feira (20) com duas agendas em evidência: a retomada dos trabalhos legislativos e as articulações pela presidência da Casa a partir de 2027. Enquanto os deputados se preparam para analisar projetos nas comissões e no plenário, a disputa pela sucessão de Bruno Peixoto (União Brasil) movimenta parlamentares reeleitos e novos integrantes do Legislativo estadual.

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), presidida pelo deputado Wagner Camargo Neto, tem reunião marcada para as 14h, na Sala das Comissões Júlio da Retífica. Às 15h, os deputados participam da sessão ordinária no plenário Iris Rezende, com apresentação de matérias, pronunciamentos e votação da Ordem do Dia. Os compromissos constam da agenda oficial da Assembleia.

Disputa pela presidência amplia movimentação política

Nos bastidores, o principal debate envolve a formação da próxima Mesa Diretora. A eleição está prevista para 1º de fevereiro de 2027, quando os deputados eleitos em outubro assumirão seus mandatos.

A sucessão ganhou força depois que Bruno Peixoto conquistou uma cadeira na Câmara dos Deputados. Com sua saída, diferentes grupos tentam construir uma maioria capaz de controlar a presidência, os principais cargos administrativos e a condução política do Legislativo.

A nova composição da Alego terá 41 deputados, dos quais 22 foram reeleitos e 19 não integram a atual legislatura. A renovação corresponde a aproximadamente 46,3% das cadeiras. Para assegurar a presidência em uma votação com todos os parlamentares, serão necessários pelo menos 21 votos.

Entre os nomes que aparecem nas articulações estão Lissauer Vieira (PL), Issy Quinan (MDB), Virmondes Cruvinel (União Brasil), Paulo Cezar Martins (MDB) e Cairo Salim (MDB). Não há definição pública de uma candidatura de consenso.

Lissauer Vieira volta ao centro das negociações

O deputado estadual eleito Lissauer Vieira (PL), que recebeu 46.056 votos nas eleições de outubro, voltou a ocupar espaço nas conversas sobre a presidência da Assembleia. Ele comandou a Casa entre 2019 e 2023 e retorna ao Legislativo após quatro anos.

Em reportagem exclusiva, o Diário de Aparecida abordou as articulações de Lissauer, o possível apoio de Bruno Peixoto e a relação com a base do governador Daniel Vilela (MDB).

A experiência de Lissauer no comando do Legislativo pode favorecer sua candidatura. Entretanto, o ex-presidente terá de negociar com os deputados reeleitos, que também reivindicam protagonismo na próxima legislatura.

Daniel Vilela será peça central na composição

O posicionamento do governador Daniel Vilela será um dos fatores observados pelos parlamentares. O MDB terá a maior bancada da próxima legislatura e conta com nomes interessados na presidência.

Segundo informações divulgadas sobre as negociações, Vilela tem evitado antecipar uma posição na disputa. A expectativa é que as articulações avancem depois do segundo turno da eleição presidencial, marcado para domingo (25).

A presidência da Assembleia não representa apenas o controle administrativo do Parlamento. O ocupante do cargo terá influência sobre a organização dos trabalhos, a composição das comissões e o ritmo de tramitação das propostas encaminhadas pelo Executivo.

Para o governo estadual, a formação de uma maioria parlamentar será importante na análise de matérias orçamentárias, administrativas e de interesse político a partir de 2027.

Sessão desta terça marca retomada da agenda legislativa

Além da disputa política, a Assembleia terá uma tarde de atividades. A CCJ deverá realizar a distribuição e a votação de processos, enquanto o plenário receberá matérias e poderá deliberar sobre projetos incluídos na Ordem do Dia.

A programação desta terça-feira também prevê sessão solene extraordinária às 19h, destinada à entrega de certificados do Mérito Legislativo, por iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel.

Até a manhã desta terça-feira, não havia confirmação de um acordo definitivo para a próxima presidência da Alego. A movimentação política prossegue, mas a escolha do sucessor de Bruno Peixoto dependerá da formação de maioria entre os 41 deputados que integrarão a nova legislatura.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo