AparecidaSaúde

HMAP é habilitado como unidade de referência nacional em ortopedia e traumatologia

A medida integra o programa federal Agora Tem Especialistas

O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP) foi oficialmente habilitado pelo Ministério da Saúde (MS) como unidade de referência nacional para procedimentos de média e alta complexidade em ortopedia e traumatologia. O reconhecimento reforça o papel da unidade como destaque regional na prestação de serviços de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

A formalização da habilitação ocorreu na manhã da última sexta-feira, 1º de agosto, durante visita do secretário-adjunto da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, Nilton Pereira, ao hospital. A medida integra o programa federal Agora Tem Especialistas e garantirá um repasse anual de R$ 1,2 milhão para o custeio dos serviços especializados.

Segundo Nilton Pereira, o HMAP já se consolidou como o maior executor de cirurgias eletivas do SUS em Goiás desde 2023. “Com essa nova habilitação, o hospital poderá participar de outras políticas públicas do Ministério da Saúde, captar novos recursos e expandir ainda mais sua capacidade de atendimento à população”, afirmou.

Conhecido como o “Gigante do Centro-Oeste”, o HMAP é mantido pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia, administrado pelo Hospital Israelita Albert Einstein e atende uma população estimada em mais de 2 milhões de pessoas na região. Com a nova habilitação, a unidade passa a fazer parte da rede nacional de alta complexidade do SUS, o que representa um marco no fortalecimento da assistência especializada na região.

O secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, destacou o esforço do prefeito Leandro Vilela em ampliar e qualificar a rede de saúde municipal. “A habilitação é mais uma conquista que reafirma o HMAP como referência nacional. Isso só é possível graças ao trabalho integrado entre gestão municipal, estadual e federal, e à estrutura de excelência que o hospital oferece”, disse.

A superintendente de Regulação da Secretaria Estadual da Saúde (SES-GO), Lorena Nunes Mota, também destacou a relevância da conquista. “É um orgulho para Goiás contar com uma unidade como o HMAP. Sua estrutura física, tecnológica e o preparo das equipes médicas o colocam em um patamar elevado dentro do SUS”, afirmou.

Amanda Melo, superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde da SES, reforçou que a habilitação é um passo importante na qualificação dos serviços públicos de saúde. “O HMAP reúne condições técnicas e humanas para prestar um atendimento diferenciado, e a habilitação representa o reconhecimento disso pelo governo federal”, afirmou.

Também estiveram presentes na cerimônia o superintendente regional do Ministério da Saúde, Lucas Betti; a chefe da Articulação Interfederativa em Goiás, Jociane Maia; e a apoiadora do programa Agora Tem Especialistas, Sueza Souza Oliveira. Representando o município, participaram o superintendente de Regulação da SMS de Aparecida, Thiago Rezende, e profissionais da Secretaria Estadual e da equipe do HMAP.

O hospital foi representado por seus principais gestores e profissionais de referência, incluindo o diretor médico Pedro Vieira, o gerente médico Joan Castro, a gerente assistencial Camila Gambin, o gerente regional do Einstein, Mayler Olombrada, e coordenadores de diversas áreas como cirurgia, regulação, anestesia e diagnóstico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo