Goiás

Caiado destaca tecnologia e sustentabilidade no agro durante evento nacional em Holambra

O evento reuniu autoridades públicas, empresários, investidores e representantes da iniciativa privada.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, participou nesta terça-feira (5) como palestrante do Encontro Nacional de Parceiros Públicos e Privados (Conexidades), em Holambra (SP). Durante sua fala, ele ressaltou como a incorporação de tecnologias de ponta tem impulsionado a agropecuária goiana, elevando a qualidade da produção e reduzindo o uso de defensivos agrícolas.

“Estamos com produção de tecnologia avançada de primeiro mundo, com a área rural realmente podendo avançar na sua produção com qualidade e diminuição de aplicação de defensivos, seja herbicida ou qualquer outro derivado”, afirmou. Caiado citou inovações como agricultura de precisão, uso de Inteligência Artificial e incentivo a cadeias produtivas de biometano como exemplos de modernização do campo em Goiás.

Segundo o governador, a evolução tecnológica permitiu que regiões como o Vale do Araguaia e o Norte goiano competissem em igualdade com áreas mais temperadas do país no cultivo de soja. “Hoje a nossa agricultura é realmente invejável por esse nível de sofisticação. Foi por aí que nós evoluímos”, pontuou.

Caiado também visitou a feira de exposições instalada no Centro de Eventos Expoflora, onde dialogou com expositores sobre o tema central do encontro — Sustentabilidade: Desafio e Prioridade para as Lideranças. Ele destacou a importância da livre iniciativa e do direito de propriedade como bases para o fortalecimento do setor.

O evento reuniu autoridades públicas, empresários, investidores e representantes da iniciativa privada. A CEO do Conexidades, Sílvia Melo, ressaltou a relevância do debate. “Um tema tão importante que é o agro e que realmente é a mola propulsora do nosso país”, disse.

O painel foi coordenado pelo presidente da Rede de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), Francisco Maturro, que destacou o protagonismo de Goiás no apoio ao produtor rural. Também participaram o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, e o presidente da Faesp e do SENAR-SP, Tirso Meirelles, que classificou Caiado como uma referência nacional na defesa do setor.

O prefeito de Holambra, Fernando Capato, agradeceu a presença do governador goiano e lembrou que, apesar de ser estância turística, a cidade tem no agronegócio, especialmente na produção de flores, sua principal fonte de renda.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo