GoiásSaúde

Hugol alerta para estoque crítico de sangue após aumento de acidentes

Confira as condições para ser um doador.

 

O Banco de Sangue do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) emitiu alerta sobre a situação crítica em seus estoques, com déficit de 200 bolsas em relação ao volume considerado seguro para o atendimento adequado. O problema tornou-se mais grave devido ao crescimento significativo no número de vítimas de acidentes de trânsito, especialmente envolvendo motociclistas.

Segundo Wilson Moreira, supervisor do Banco de Sangue, a unidade registrou aumento expressivo na demanda por transfusões sanguíneas nos últimos dias. “São pacientes que, em muitos casos, exigem grande volume de sangue para estabilização, o que torna ainda mais urgente a necessidade de doações”, explicou.

Como doar

O Banco de Sangue do Hugol funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, e aos sábados, das 7h às 12h. Podem doar sangue pessoas entre 18 e 69 anos, com mais de 50 kg, em boas condições de saúde e que atendam aos critérios estabelecidos pela legislação sanitária.

Critérios básicos

  • Não estar gripado, resfriado ou febril

  • Estar descansado e alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 3 horas anteriores)

  • Não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses

  • Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores

  • Não estar em uso de antibióticos ou antifúngicos

Contatos

A unidade disponibiliza os telefones (62) 3270-6662 e WhatsApp (62) 3270-6661 para esclarecimentos adicionais. A doação de sangue é um procedimento seguro que utiliza material descartável, eliminando riscos de contaminação para os doadores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo