
O Sesc Goiás promove, em setembro, uma programação gratuita nas bibliotecas das unidades de Goiânia (Centro e Faiçalville), Itumbiara e Jataí. A agenda inclui clubes do livro, rodas de leitura, troca de livros e ações de incentivo à leitura voltadas para estudantes, leitores e comunidade em geral.
Na Biblioteca do Sesc Centro, em Goiânia, acontece a ação Estante do Escritor Goiano, dedicada ao escritor Aidenor Aires Pereira. A iniciativa busca valorizar autores que contribuem para a formação da identidade cultural de Goiás.
Natural de Riachão das Neves (BA) e radicado em Goiás desde a juventude, Aidenor Aires Pereira é reconhecido por sua atuação como poeta, contista, cronista, ensaísta, professor, advogado, administrador cultural e promotor de justiça aposentado. Ao longo da carreira, presidiu instituições como o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), a Academia Goiana de Letras, a Academia Goianiense de Letras e a União Brasileira de Escritores em Goiás.
Graduado em Letras Vernáculas e Direito pela Pontífica Universidade Católica (PUC Goiás) e mestre em História, o escritor possui cerca de 20 obras publicadas e recebeu importantes premiações, entre elas o Prêmio Fernando Chinaglia, o Prêmio Bienal Nestlé de Literatura Brasileira, a Bolsa Hugo de Carvalho Ramos, a Medalha do Mérito Anhanguera e o título de Cidadão Goiano.
Marcelo Baiocchi Carneiro, presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Goiás e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), destaca a importância das bibliotecas como instrumentos de democratização do acesso à cultura e ao conhecimento. “As bibliotecas do Sesc oferecem um acervo diversificado, com obras de diferentes gêneros e estilos literários, contribuindo para ampliar o acesso à leitura e estimular a formação de novos leitores. Nosso compromisso é fortalecer esses espaços como ambientes de aprendizado, cultura e desenvolvimento para toda a sociedade”, afirma.
Já o diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, ressalta o trabalho desenvolvido pelas equipes das unidades para incentivar o hábito da leitura. “Nossas equipes atuam continuamente para tornar as bibliotecas espaços cada vez mais acolhedores e dinâmicos, promovendo atividades que despertam o interesse pela leitura e aproximam pessoas de todas as idades do universo dos livros. Mais do que disponibilizar acervos, buscamos criar experiências que incentivem o conhecimento, a criatividade e a formação cultural”, enfatiza.
*Leitores Inspiradores em Jataí*
A Biblioteca do Sesc Jataí realizará atividades nos dias 2, 16, 17, 25 e 29 de setembro, envolvendo estudantes, integrantes do grupo Vida Plena e participantes do Clube do Livro Leitores Inspiradores.
Nos dias 2 e 29, estudantes do Ensino Fundamental do 7º ano e do 9º ano participarão de ações voltadas ao incentivo à leitura, à compreensão textual e à valorização do folclore brasileiro e da cultura popular.
As atividades com o grupo Vida Plena, nos dias 16 e 17, promoverão momentos de leitura, conversa e compartilhamento de memórias relacionadas ao folclore brasileiro, fortalecendo a preservação da memória cultural e a troca de experiências entre os participantes.
Já no dia 25, às 18h, será realizado o encontro do Clube do Livro Leitores Inspiradores, aberto ao público. A atividade abordará obras e narrativas do folclore brasileiro, incentivando a leitura e a valorização da cultura popular.
*Troca de livros em Itumbiara*
Em Itumbiara, a programação começa no dia 17 de setembro, das 16h às 19h, com uma ação de troca de livros. Os participantes poderão levar um exemplar em bom estado para trocar por outro disponível no acervo da atividade.
Serão aceitos livros de literatura infantil, infantojuvenil e adulta, além de obras de temas variados, como filosofia, biografias e finanças, mediante avaliação da biblioteca. Não serão aceitos livros didáticos, jornais, revistas, enciclopédias e dicionários.
No dia 29 de setembro, às 18h30, a unidade realizará mais uma edição do Clube do Livro. Aberta ao público a partir de 14 anos, a atividade permitirá aos participantes conhecer obras da cultura popular e compartilhar experiências de leitura.
*Clube do Livro no Sesc Faiçalville*
A Biblioteca do Sesc Faiçalville promove, no dia 27 de setembro, das 14h às 17h, mais uma edição do Clube do Livro. O encontro terá como tema os livros do gênero relato de viagem e será realizado em formato de roda de conversa.
A participação é gratuita e aberta aos credenciados do Sesc e à comunidade. As inscrições e confirmações de presença podem ser feitas pelo WhatsApp (62) 3522-6350. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (62) 3412-7668.
O Sesc Goiás integra o Sistema Fecomércio Sesc Senac Goiás, presidido por Marcelo Baiocchi Carneiro, vinculado à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.
*Programação*
*GOIÂNIA*
Sesc Centro
Estante de Escritores Goianos – destaque Aidenor Aires Pereira
Data: setembro de 2026
Horário: das 8h às 18h
Sesc Faiçalville
Clube do Livro
Data: 27/09/2026
Horário: das 14h às 17h
*ITUMBIARA*
Troca de Livros – entrada livre e participação gratuita
Data: 17/09/2026
Horário: das 16h às 19h
Clube do Livro – participação gratuita para pessoas de 14 anos acima
Data: 28/09/2026
Horário: 18h30
*JATAÍ*
Ação Conhecendo o Folclore com alunos do 7º ano do Colégio Estadual Emília Ferreira de Carvalho – leitura coletiva
Data: 02/09/2026
Horário: 9h30
Participação de grupo fechado
Ação Conhecendo o Folclore com alunos do 9º ano do Colégio Estadual Emília Ferreira de Carvalho – leitura coletiva
Data: 29/09/2026
Horário: 9h30
Participação de grupo fechado
Incentivo à Leitura com o grupo Vida Plena – Conhecendo o Folclore e Roda de Memórias: “Histórias da Minha Infância
Data: 16/09/2026 | Horário:13h
Data: 17/09/2026 | Horário: das 7h30 e 9h30
Clube do livro – Leitores Inspiradores
Data: 25/09/2026
Horário: 18h
Participação gratuita, com vagas limitadas




