O Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, realiza nesta sexta-feira, 1º de agosto, um bate-papo voltado à segurança no ecoturismo e turismo de aventura. O evento será conduzido pelo consultor do Sebrae Kiko Alencar, especialista com 28 anos de experiência no setor. A conversa está marcada para as 17 horas, na Vila do Turismo, estande da Goiás Turismo no festival Goiás Gastronomia, que acontece no Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia.
A proposta do encontro é sensibilizar profissionais e empresas do setor sobre a importância da qualificação e da adoção de normas técnicas para garantir experiências turísticas mais seguras e responsáveis. O tema ganhou ainda mais relevância após uma série de acidentes recentes envolvendo atividades de aventura, como a queda fatal do highliner Gustavo Guimarães na Chapada dos Veadeiros, a queda de um balão em Santa Catarina e a morte da publicitária Juliana Martins no Monte Rinjani, na Indonésia.
“Vamos dialogar com guias e condutores, agências, operadores de turismo, gestores de parques e até turistas. O Brasil é referência internacional nesse tema, com quase 50 normas técnicas (ABNT/ISO) aplicadas ao turismo de aventura, mas ainda precisamos fortalecer a cultura da certificação e da segurança”, destaca Kiko.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://encurtador.com.br/FJbeP.
Ciclo de Debates
O bate-papo com Kiko Alencar faz parte de uma programação maior. Nos dias 7 e 8 de agosto, a Goiás Turismo promoverá mais dois encontros durante o festival, com a participação do videomaker e publicitário Bruno Rodrigues e do turismólogo José Assis Filho, ex-presidente da Associação Caminho de Cora Coralina (ACCC).
O festival Goiás Gastronomia é uma iniciativa do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás, com correalização do Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, da Revista Prazeres da Mesa, do Mundo Mesa e da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA). A ação conta com recursos do Programa Goyazes, da Secretaria da Cultura, e tem como objetivo fomentar a cadeia produtiva do turismo e da gastronomia no estado.
A Goiás Turismo marca presença no evento com dois estandes: a Vila do Turismo, voltada para o diálogo com o trade turístico, e um espaço interativo que convida o público a vivenciar as sensações do Cerrado, promovendo a educação ambiental de forma lúdica e sensorial.